A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), divulga que registrou um novo recorde, com 85.926 TEUs de cargas movimentadas no último mês de abril. A marca representa crescimento de 18% em relação ao mês de março de 2020 e de 14% frente à movimentação registrada em abril de 2019. O recorde anterior tinha sido registrado em janeiro de 2020, com 84.601 TEUs movimentados. A previsão de crescimento da movimentação total para 2020 é de 4%.
De acordo com a companhia, o crescimento deve-se, principalmente, ao seu reposicionamento estratégico perante os armadores com foco em apoio mútuo e geração de benefícios por meio de sinergias entre as operações marítimas e logísticas, aumentando assim a atratividade aos exportadores e importadores. Esse formato tem como meta incrementar o volume das operações cativas e converte volumes de outros portos. Além disso, a oferta de linhas marítimas também foi ampliada.
O vice-diretor Comercial da TCP, Thomas Lima, explica que em 2020 a empresa teve o retorno da linha direta da Costa Leste dos Estados Unidos e computou aumento das capacidades nas soluções intermodais. “Com isso abrimos a possibilidade para que nossos clientes utilizem o nosso terminal de modo ainda mais competitivo”, resume.
Na comparação com o ano anterior, os segmentos que mais cresceram foram o agronegócio (44%) – especialmente com o mercado de fertilizantes –, papel e celulose (27%), carnes e congelados (16%) e madeira (15%).