A Dachser divulgou, neste mês de abril, o balanço de suas operações ao longo do ano de 2019. A provedora de serviços logísticos aumentou sua receita líquida consolidada em 1,6% no ano passado, alcançando 5,6 bilhões de euros. Quem conduziu esse crescimento foi novamente o setor de logística rodoviária, com receita líquida que chegou à casa dos 4,6 bilhões de euros, o equivalente a um aumento de 2,9% na comparação com 2018.
A linha de negócios que a Dachser chama de logística europeia, que abrange os bens industriais, contribuiu com 3,63 bilhões de euros para a receita, um crescimento de 2,4%. Mas foi a área de logística alimentícia da companhia que alcançou o maior acréscimo em 2019, com 5,1%, saltando de 917 milhões de euros em 2018 para 964 milhões de euros no ano passado. “Isso se deu graças às alianças com nossos parceiros da Rede Alimentar Europeia, que provaram ser extremamente estáveis e frutíferas”, comenta Bernhard Simon, CEO da Dachser.
Os efeitos do declínio do comércio mundial, especialmente da indústria automobilística alemã, foram sentidos nos negócios aéreo e marítimo da Dachser. A receita caiu 4,1% no ano passado, diminuindo de 1,19 bilhão para 1,14 bilhão de euros. O número de remessas nesses modais também caiu em 5,6%. “Em contrapartida, para combater esse cenário, a Dachser adicionou aos seus clientes os setores de ciências da vida, farmacêutico, moda e esportes”, explica João Paulo Caldana, diretor executivo da Dachser Brasil. Além disso, a companhia expandiu os serviços ferroviários ao longo da Nova Rota da Seda e conectou os transportes aéreo e marítimo ao terrestre.
Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de seus serviços, a Dachser investiu 151 milhões de euros na construção e na expansão de terminais e armazéns de trânsito e em sistemas de tecnologia da informação e equipamentos técnicos em 2019. Investimentos semelhantes estão planejados para 2020, visando implementar um sistema de gerenciamento de transporte para lidar com 99% de todas as remessas até a metade do ano.
“Estamos comprometidos em garantir a qualificação e motivação de nossos funcionários, além de investirmos continuamente em nossa rede, processos e serviço de TI. Quando o vento econômico sopra, qualidade e confiabilidade contam mais do que nunca”, diz Simon. “Garantir empregos é nossa principal prioridade neste ano. Queremos continuar sendo um parceiro estável e confiável para clientes e subcontratados. Juntos, superaremos essa crise com preços e remuneração justos em busca de um crescimento futuro”, finaliza o CEO.