A FM Logistic divulgou seus resultados financeiros para o ano fiscal de 2018-2019, finalizado em 31 de março de 2019. A empresa gerou receitas de 1,318 bilhão de euros no período, valor que representa um aumento de 11,8% em relação ao ano fiscal anterior, e lucro antes de juros e impostos (Ebit) de 35,1 milhões de euros, cerca de 32% acima dos 26,5 milhões registrados anteriormente. Ajustado pelos efeitos cambiais, o crescimento da receita foi de 15%.
“O aumento da receita foi exclusivamente orgânico, um indicativo da confiança do cliente”, analisa Jean-Christophe Machet, CEO da FM. “A melhoria da rentabilidade reflete os primeiros resultados do nosso plano estratégico chamado Focus Plan, que iniciamos em 2017 e tem quatro objetivos: definir preços adequados para os serviços, aumentar a eficiência operacional, desenvolver recursos humanos e ser mais seletivo do ponto de vista comercial. Esses resultados conferem credibilidade adicional ao nosso modelo de negócio como empresa independente e familiar.”
A empresa aproveitou a demanda por serviços de logística na Europa e na Ásia, impulsionada pelo omnichannel e pelo e-commerce. Foram registrados 190 milhões de euros somente em novos contratos durante o ano fiscal de 2018-2019, principalmente de empresas dos setores de bens de consumo, varejo, perfumaria e cosméticos.
A FM expandiu sua presença internacional em toda a Europa, com a abertura ou a expansão de várias plataformas de logística na Rússia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Espanha e Itália. Novos negócios já estão em andamento na Índia e no Vietnã. Os países fora do mercado francês respondem agora por 61% das receitas da empresa.
Para o ano fiscal de 2019-2020, a FM espera uma melhora adicional do Ebit em razão do crescimento mais lento da receita devido ao aumento da seletividade comercial. Esses objetivos consideram taxas de câmbio e excluem possíveis aquisições.
A empresa continuou a investir na automação dos processos de armazenagem, aumentando a eficiência operacional com a implantação de veículos guiados automatizados digitais (AGVs), robôs colaborativos e drones de estoque, e também segue no processo de transformação digital, com a migração de vários aplicativos para a nuvem, a adoção de novos sistemas de gerenciamento de armazém (WMS), a implantação do RH Digital e a introdução do G Suite do Google.
“Para melhorar a produtividade e aumentar a competitividade no mercado, é fundamental acompanhar as tendências na área de tecnologia. Isso é primordial para as operações e reflete diretamente no sucesso do negócio. Ao investir em tecnologia, estamos projetando e antecipando o futuro da logística dos nossos clientes”, ressalta Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da FM Logistic do Brasil.
A empresa criou 2.300 empregos diretos no ano fiscal terminado em março de 2019 para dar suporte ao crescimento dos negócios, e agora totaliza um quadro colaborativo de 27.200 pessoas nos 14 países da Europa, Ásia e América Latina onde atua.