A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) divulga os resultados das empresas do setor no acumulado do ano até o último mês de outubro. Os modelos do segmento leve (carroceria sobre chassis) registraram de janeiro a outubro de 2018 o emplacamento de 37.007 produtos, um volume 33,58% acima do mesmo período de 2017.
No segmento de reboques e semirreboques os números são ainda mais positivos. Nos dez primeiros meses deste ano o crescimento frente ao mesmo período de 2017 foi de 80,14%, totalizando 35.981 unidades.
“A indústria está sintonizada aos segmentos que estão reagindo, como o agronegócio”, diz o presidente da Anfir, Norberto Fabris. Além disso, completa o executivo, os resultados de recuperação no mercado urbano ainda estão mais lentos.
Já no mercado externo, o trabalho da associação junto à Apex-Brasil, que visa dar suporte à expansão comercial do setor na América Latina, começa a dar resultados. De janeiro a setembro foram embarcados 2.715 reboques e semirreboques, volume 1,31% acima do mesmo período de 2017. “O programa de exportação é uma ferramenta importante no processo contínuo de internacionalização da nossa indústria”, ressalta Fabris.