O terminal da Brado Logística localizado na cidade de Araraquara (SP), inaugurado no mês de maio, já movimentou um total de 16 mil toneladas de açúcar em 638 contêineres em apenas três meses de operação. Foram 3.700 t registradas em maio, 7.800 em junho e 4.500 em julho.
A unidade de Araraquara está programada para a saída de um trem por semana, capaz de tracionar de 70 a 90 contêineres, cada um com 20 pés e 25 toneladas. “O terminal foi preparado para movimentar trens mais pesados, e certamente teremos bons desempenhos de produtividade nos próximos anos”, destaca Douglas Goetten, gerente executivo de Cargas Dry da Brado Logística.
A estimativa da companhia é que seu planejamento logístico resulte em um aumento de 10% na movimentação de cargas no município paulista. O principal destino do açúcar transportado é o continente africano. A operação utiliza os modais rodoviário, ferroviário e marítimo para o transporte dos contêineres.
Outra novidade do terminal de Araraquara é a adoção de um novo processo operacional para a movimentação das cargas. Os contêineres são movidos por pórticos, equipamentos elétricos de elevação de materiais pesados que eliminam a necessidade do consumo de combustível.
O uso de pórticos elétricos nas unidades Brado de Araraquara (SP) e Rondonópolis (MT) vem aumentando ainda mais a produtividade da movimentação de cargas. Ambos foram adquiridos neste ano, e a meta da empresa é utilizar cada vez mais energia limpa e sustentável em suas operações.
Antes, os contêineres eram elevados e reorganizados com empilhadeiras reach stackers movidas a diesel. Com o pórtico, a emissão de poluentes é zero e os equipamentos oferecem mais segurança aos operadores.