O Rapidão Cometa está comemorando seus 63 anos de existência, completados no dia 16 de abril, com uma série de novidades para consolidar ainda mais sua posição no mercado de transporte e logística brasileiro.
Para isso, pretende investir, em 2005, R$ 30,5 milhões, dirigidos aos seguintes projetos: ampliação do modal aéreo, contratação de pessoal, aumento da frota e reformulação de seu sistema de tecnologia da informação.
Já estão sendo tomadas medidas para o aumento da participação da remessa de cargas por via aérea. O foco está dirigido ao aumento do volume de cargas fracionadas, com peso entre 5 e 30 quilos. "Queremos um crescimento de 40% no modal aéreo até o fim de 2005, pois detectamos um aumento da demanda por esse tipo de serviço", afirma Américo Pereira Filho, diretor Comercial do Rapidão Cometa.
Segundo ele, a meta é elevar a participação do segmento aéreo na receita dos atuais 15% para 17%. A empresa encerrou 2004 com faturamento de R$ 348 milhões e prevê, para este ano, um aumento de 25% na sua receita total.
Na divisão aérea, a atenção está voltada para cargas com alto valor agregado, pois o objetivo não é competir na operação de volumes de cargas de até cinco quilos, mas disputar volumes intermediários, um segmento no qual os clientes se constituem de pequenas e médias empresas.
Por isso, a parte de infra-estrutura e terminais irá receber R$ 10 milhões em investimentos neste ano, o dobro de 2004. Além disso, as 32 filiais da empresa no País e os 22 agentes de cargas autorizados a operar com o modal aéreo passam por modificações físicas e os funcionários recebem treinamento para trabalhar de forma mais eficaz.
Outra questão fundamental para 2005 é renovação da frota, com investimento de R$ 16 milhões. A empresa está adquirindo novos veículos pesados, além de bestas e vans destinadas ao atendimento de cargas fracionadas.
Outra área que está merecendo atenção especial do Rapidão Cometa neste ano é a de tecnologia da informação. Os investimentos passaram de R$ 6 milhões em 2004 pra R$ 8,5 milhões em 2005. O objetivo é tornar a interface dos sistemas mais amigável para os clientes, além de melhorar o acesso às informações gerenciais, administrativas e de controle de uma determinada carga.
A nova home-page da empresa já está no ar, com um desenho que facilita a busca de informações importantes para o cliente, como o rastreamento da carga.