O Grupo Volvo divulgou no dia 14 de fevereiro seu balanço referente a 2016. Em dos períodos mais difíceis do setor de transporte no Brasil, o Grupo Volvo manteve o equilíbrio de seus negócios na América Latina em 2016.
Segundo o grupo, os efeitos da economia restritiva no país foram compensados com as vendas na América Latina. Os negócios tiveram desempenho moderado, mas também com alguns resultados positivos. Em caminhões, por exemplo, a Volvo foi a marca que mais cresceu no continente. No Brasil, o FH foi líder de vendas no segmento de pesados.
A Volvo encerrou 2016 na liderança brasileira do segmento de caminhões pesados no Brasil, com 27,9% de market share. É a terceira vez consecutiva que a empresa lidera este mercado. Pelo terceiro ano consecutivo, o FH 460cv e o FH 540cv foram os veículos pesados mais vendidos do Brasil, com 1.426 e 1.344 unidades respectivamente.
A Volvo também foi a marca que mais cresceu no setor de caminhões na América Latina nos últimos nove anos. No ano passado, a exportação cresceram 30% e representaram 42% do total de vendas de caminhões no continente. A Volvo Bus Latin America também teve bons resultados, ganhando participação de mercado em ônibus rodoviários e urbanos no Brasil e ainda teve uma boa performance na exportação. “Foi um ano difícil. Mas equilibramos nossos resultados na região, crescendo na América Latina e fazendo a lição de casa no Brasil”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
No segmento de ônibus rodoviários e urbanos, a Volvo conseguiu aumentar seu market share, passando de 9,3% para 9,5%, uma ligeira mas importante expansão num mercado instável. As exportações, tradicionalmente muito importantes para a Volvo Bus, alcançaram mais da metade das vendas e contribuíram para sustentar os negócios como um todo.
Braço financeiro do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services Brasil (VFS) bateu mais uma vez o recorde de vendas em consórcio, alcançando a casa de R$ 1,15 bilhão. O consórcio é um produto que vem ganhando importância, porque o transportador pode fazer a renovação de sua frota de forma planejada. Em 2016, a VFS ainda aumentou sua participação dos financiamentos de produtos da marca no país, com aproximadamente 50% do total.
A Volvo Penta também teve um bom desempenho, mantendo a liderança no segmento de motores marítimos de lazer. A empresa expandiu sua atuação em motores industriais para geração de energia, aumentando a participação nessa área, incluindo novos mercados e promovendo a nacionalização do motor de 13 litros.