A Foton anunciou a nomeação de Mauricio Santana como novo Diretor Nacional de Vendas e Pós-Vendas. O executivo será responsável por coordenar a expansão da rede de concessionárias no Brasil, com o objetivo de ampliar em 100% a presença da montadora no país até o final deste ano.
A empresa encerrou 2024 com 40 concessionárias e pretende alcançar 80 unidades até dezembro de 2025, distribuídas por todas as regiões do país.
Santana possui experiência na indústria automotiva, tendo atuado em empresas como Ford Motor Company e Osten Group BYD. Sua trajetória profissional inclui atuação em áreas como Vendas, Pós-Vendas, Produto, Marketing, Pricing, Customer Service (CS), Customer Experience (CX), Supply Chain, Expansão Comercial e Novos Negócios.
"A Foton está presente em mais de 130 países e, hoje, tem o Brasil como um de seus mercados prioritários", afirma Santana. "Estamos trazendo para o País os veículos mais avançados e tecnológicos. Uma das minhas principais responsabilidades é assegurar que a marca continue a oferecer serviços de excelência em vendas e pós-vendas para os nossos clientes. Contamos com o apoio de concessionárias estrategicamente posicionadas, com infraestrutura completa e equipes altamente capacitadas."
Atualmente, a Foton comercializa no Brasil o caminhão semileve Aumark 315, os modelos leves Aumark S 715 e S 916, o caminhão médio S 1217 e o semileve elétrico iBlue. No primeiro semestre de 2025, a empresa lançará no país a picape Tunland e o caminhão semipesado Auman 17T.
Segundo Santana, "são veículos que oferecem robustez, eficiência, baixo custo de manutenção e alta tecnologia, com itens como sistema de detecção de ponto cego e monitoramento de fadiga, sinal sonoro de marcha à ré e sistema de monitoramento da pressão dos pneus".
Os veículos da Foton utilizam componentes de fornecedores conhecidos no setor, como motor Cummins e transmissão ZF.
"Esse compromisso com qualidade e inovação tem nos levado a um crescimento impressionante no Brasil", destaca Santana. "De 2023 para 2024, fomos a marca de caminhões que mais cresceu em termos percentuais no mercado brasileiro, mais do que dobrando nosso volume de emplacamentos. Com a expansão da nossa rede de concessionárias e novos produtos, iremos consolidar e certamente acelerar essa evolução em 2025".
A empresa também investe na capacitação das equipes das concessionárias. Em 2024, firmou parceria com o SENAI para aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais das oficinas. Os treinamentos são realizados no SENAI Ipiranga, em São Paulo, com a participação do corpo docente da instituição e a transferência de conhecimento do departamento técnico da matriz chinesa da montadora.
"Em 2025, continuaremos investindo na evolução da infraestrutura e dos serviços da nossa rede de concessionárias. Temos muitos planos para o Brasil, inclusive com muitas novidades que serão apresentadas em breve", afirma Santana.