A Santos Port Authority (SPA), administradora do Porto de Santos (SP), emposso, na última quinta-feira, dia 15 de outubro, Afrânio de Paiva Moreira Junior como novo diretor de Infraestrutura. Ele assume cargo que estava sendo ocupado, em caráter substitutivo, pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Bruno Stupello, que acumulava as duas diretorias desde abril.
Moreira Junior toma posse indicado pelo Ministério da Infraestrutura, com autorização do Conselho de Administração (Consad) da SPA. Ele é vice-almirante da Marinha do Brasil e já foi capitão dos portos de São Paulo entre 2007 e 2009. Tem 63 anos, é doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e tem MBA em Gestão de Relações Internacionais pelo Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“O desafio é grande, dada a importância do porto para o comércio exterior e como indutor de emprego e renda na região. Mas as expectativas são as melhores possíveis”, afirmou. Moreira destacou o modelo de gestão moderno da SPA, em que a diretoria trabalha numa mesma sala. “Me surpreendeu positivamente. Vi entrosamento, muita franqueza, transparência, harmonia e seriedade visando ao bem maior.”
“Afrânio vem para somar à equipe da companhia. É uma pessoa com competência, demonstrada na Marinha e que conhece o Porto de Santos, pois já esteve à frente da Capitania dos Portos. Ele reúne as condições desejadas para dar andamento às obras de responsabilidade da SPA e para realizar as que estão em projeto”, afirmou o presidente da SPA, Fernando Biral.