O navio Reppublica Argentina, de bandeira italiana, desembarcou no Porto de Hanko, na Finlândia, no fim de setembro, após 30 dias de viagem, com 567 unidades do modelo Gol 1.0. De lá, a carga seguiu via terrestre até Moscou, capital da Rússia, dando início oficial às exportações da Volkswagen do Brasil para aquele país. O volume previsto para 2004 é de 1.500 unidades. O Gol exportado para a Rússia é produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), e sai de lá para o Porto de Santos em carretas. Os embarques começaram no final de agosto e, até o fim do ano, mais mil veículos deverão seguir para o norte europeu.
O veículo passou por algumas alterações para se adaptar ao mercado russo. O nome foi mudado para Pointer e o motor, alterado para suportar temperaturas de até –40ºC, além da modificação para trabalhar com gasolina 100% pura, já que no Brasil é adicionado álcool combustível à gasolina. O carro ainda possui dispositivos e líquidos (fluídos, óleos, água) com tratamento especial contra congelamento. Os testes foram realizados pela equipe de Qualidade nas regiões com as temperaturas mais frias da Argentina e da Finlândia. Foram 70 mil quilômetros rodados em 85 dias para se chegar ao modelo ideal, compatível com as condições climáticas da Rússia.
Em São Carlos, interior de São Paulo, o Pointer foi testado em uma câmara climática da fábrica de motores da Volkswagen, na qual é possível avaliar o funcionamento do motor, câmbio, componentes elétricos e simular variadas condições climáticas. Em 2003, a montadora expôs pela primeira vez o Gol brasileiro no 6º Salão do Internacional do Automóvel da Rússia, realizado em Moscou. O veículo foi eleito, na ocasião, o carro compacto mais bonito do Salão.
Números
De janeiro a setembro deste ano, a Volkswagen teve um aumento superior a 30% no volume de exportações, em relação ao mesmo período do ano passado. Com o cenário positivo, a VW revisou a previsão de volume de exportação para 2004: de 185 mil para 200 mil unidades montadas até o término do ano. Atualmente, a VW exporta para 50 diferentes mercados da África, Ásia, América e Europa. Os principais destinos são o México (68.455 unidades), Argentina (49.793) e Estados Unidos (12.218).