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ALL fecha acordo para o transporte de combustíveis

Visando a importação de gasolina e diesel, empresa prevê investimentos de R$ 10 milhões para abastecer interior do Paraná e de São Paulo
Por Redação em 17 de janeiro de 2013 às 11h35 (atualizado em 24/01/2013 às 15h56)

A América Latina Logística (ALL) anunciou, neste mês de janeiro, um acordo feito com a Cattalini Terminais Marítimos para o transporte, via ferrovia, de combustíveis importados pelo Porto de Paranaguá (PR). A operação logística, inédita no Brasil, abastecerá a região de Curitiba e o interior do Paraná e de São Paulo.

O acordo prevê investimentos na ordem de R$ 10 milhões, que serão destinados a melhorias na estrutura da integração do modal ferroviário no terminal da Cattalini. Ambas as empresas já atuam juntas em operações de exportação de álcool. “Há sérios problemas de abastecimento de combustíveis no país. Hoje os combustíveis derivados de petróleo chegam até as distribuidoras principalmente por dutos e pelas rodovias, que estão saturadas”, comenta o gerente de Negócios Líquidos da ALL, Luís Gustavo Vitti.

Segundo o executivo, com o novo acesso via ferrovia, além do aumento na capacidade de volume transportado, o custo do frete será reduzido, diminuindo também o volume de caminhões nas rodovias e reduzindo os gases poluentes para o meio ambiente.

A expectativa de movimentação é de 30 milhões de litros por mês, com uma capacidade instalada de até 60 milhões de litros por mês. Visando atender à nova operação logística, a Cattalini informa que haverá um reaproveitamento das instalações e remanejamento da logística no terminal de Paranaguá.

Com o novo serviço, os clientes terão, além do modal rodoviário, uma nova alternativa para receber combustíveis e derivados, principalmente gasolina e diesel, com a possibilidade de utilizar os dois modais de forma ininterrupta e simultânea.

As operações estão previstas para começar no primeiro semestre de 2013. Com isso, haverá uma capacidade nominal para o carregamento de 120 milhões de litros por mês em modal ferroviário, o que equivale ao volume transportado por aproximadamente 3.500 caminhões.

A nova plataforma ferroviária terá condições de receber 19 vagões ao mesmo tempo, capaz de transportar cerca de 1 milhão de litros de combustíveis. Caso este volume fosse transportado via rodovia, seriam necessários 30 caminhões.

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