Os portos da Alemanha e da Espanha disputam, cada qual com suas ofertas, a entrada dos produtos brasileiros no mercado europeu. Ambos prometem melhor estrutura e competitividade. Pesquisa realizada pelo especialista em Gestão Portuária e Transporte Intermodal, Guilherme Bergmann Vieira, professor da Universidade de Caxias do Sul (RS), realizada junto às empresas exportadoras gaúchas, mostra que 73% delas já exportam há mais de 10 anos e 80% utilizam o Porto de Hamburgo, na Alemanha. O Porto de Valência, na Espanha, que assinou protocolo de intenções com o Porto de Rio Grande no dia 22 durante a Mercolog – Feira de Logística promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul , se apresentou como plataforma logística do Mediterrâneo e como alternativa para o Brasil. O diretor Comercial do Complexo Portuário de Valência, Juan Antonio Delgado Mompo, anunciou que vai fazer um trabalho focado de atração de cargas brasileiras, inclusive disputando com a Alemanha. O protocolo assinado entre Valência e Rio Grande visa o estabelecimento de um programa de colaboração bilateral entre os portos, abrangendo as áreas de desenvolvimento, assistência mútua e capacitação técnica.