Santa Catarina é o maior produtor da fruta no país, cujo principal destino é o continente europeu
Em 2010 a Portonave – Terminais Portuários de Navegantes se consolidou como a principal exportadora de maçã no estado de Santa Catarina, sendo responsável por 71,2% do total enviado ao exterior pelos portos catarinenses.
Ao todo, foram exportados 2.134 TEUs estufados com a fruta durante o ano passado, número que representa 3,66% da exportação de maçã nacional e um crescimento de 16,37% para a Portonave em relação a 2009. A fruta, transportada em contêineres refrigerados a uma temperatura de aproximadamente 0º C, tem como principal destino a Europa, especificamente o porto de Rotterdam, na Holanda, além do inglês Tilbury, do espanhol Algeciras e do belga Antuérpia.
Segundo Juliano Perin, gerente comercial da Portonave, o terminal apresenta uma estrutura totalmente adequada para a movimentação da fruta. Portonave possui 200 tomadas reefers, indispensáveis para garantir a conservação da temperatura dos contêineres. “Além da estrutura, o fato de que o nosso Departamento Comercial está em contato constante com os exportadores de maçã facilita muito o processo, e pretendemos aumentar ainda mais a nossa carta de clientes superando a movimentação da fruta a cada ano”, explica o executivo.
Santa Catarina lidera o ranking dos produtores de maçã do país, com mais de 50% da produção nacional em 2010, à frente do Rio Grande do Sul e do Paraná, segundo dados do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expectativa é que a safra da fruta, que começa a ser colhida nos primeiros meses do ano, movimente mais de 2.000 TEUs para o exterior no ano de 2011, a exemplo do ano passado.