Novas balanças e píeres auxiliarão na movimentação dos grãos
Operadores portuários, técnicos e engenheiros da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizaram ontem, dia 20 de janeiro, uma reunião a fim de discutir detalhes do novo projeto de modernização do corredor de exportação que prevê, entre outras coisas, a implantação de balanças de fluxo que tornarão o embarque de granéis mais seguro no porto.
O desenvolvimento do projeto está sendo realizado, há três meses, por uma empresa privada. Entre as ações previstas estão a instalação de novos equipamentos, que atendam as normas atuais de segurança e agilidade nos embarques, como balanças de pesagem próximas aos navios com fiscalização direta da Receita Federal. Ao todo, serão oito equipamentos. Hoje, nove terminais – sendo sete privados e dois públicos – são interligados ao corredor de exportação. Cada um deles pesa a sua carga em balanças aferidas e fiscalizadas pela receita e envia os produtos para os navios por meio de esteiras.
De acordo com o diretor da MCA Sul, empresa contratada para desenvolver o plano de modernização, Ary Correa Junior, com a conclusão do projeto o corredor de exportação do Porto de Paranaguá será 100% automatizado. “Além de termos mecanismos que nos permitirão controlar a cadência dos fluxos, teremos mais segurança operacional. Este é o principal ganho”, diz.
Projeto
Com o novo plano, a carga de granéis será descarregada nos terminais e segue pelas correias transportadoras até o carregador dos navios para ser embarcada. Vale lembrar que as novas balanças serão instaladas pouco antes da carga ser depositada no porão dos navios, garantindo que a totalidade dos produto seja disposta nas embarcações.
O projeto de modernização prevê, ainda, a construção de píeres em forma de T, paralelos ao cais existente, e que possibilitará a atracação de quatro navios simultaneamente. De acordo com Correa, da MCA Sul, um dos berços estará apto para receber navios de grande porte, chamados de “cape size” e que embarcam cerca de 110 mil toneladas de grãos. Os demais três berços serão feitos para receber navios “Post Panamax”, que embarcam cerca de 75 mil t de granéis.
A previsão é a de que serão necessários mais três meses para que o projeto de modernização do corredor esteja concluído. O custo final da implantação não foi calculado uma vez que é preciso definir especificações técnicas, ainda em discussão. A expectativa é que o novo corredor esteja funcionando em dois anos e meio.