Movimento representou 25% dos 27.992 contêineres operados no período
Após dois anos de operação, a Portonave - Terminais Portuários de Navegantes informa que no último mês de novembro, pela primeira vez, recebeu mais produtos vindos de fora do país do que exportou. A diferença de 462 contêineres é reflexo da baixa do dólar e das encomendas natalinas de fim de ano. As cargas vindas do exterior representaram 25% dos 27.992 contêineres movimentados no décimo primeiro mês deste ano. Com relação às importações do mesmo período do ano passado, o aumento em novembro foi de 143%.
Segundo o diretor-superintendente operacional , Renê Duarte, os destaques ficam com o produtos provenientes da China, que estão quase alcançando os Estados Unidos, até então o primeiro lugar na lista de países importadores no terminal.
O executivo ressalta, porém, que o crescimento mais significativo foi o das cargas refrigeradas, com 170% em relação a novembro de 2008. O diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas, ressalta que os contêineres reefers representam cerca de 50% da movimentação da Portonave.
Apesar do aumento no número de recebimentos, as exportações também registraram alta frente ao mesmo período do ano passado. Os números indicam crescimento de 31%.