A alta se deve à conquista de novos clientes, dentre os quais destacam-se siderúrgicas da Europa e Ásia e no agenciamento de embarques de minério de ferro realizado nos portos de Tubarão e Ponta Ubu. Para José Augusto Vieira, diretor da Oceanus, a nova frente de atuação proporcionará um aumento de mais de 60% no movimento do escritório de Vitória (ES). Outro destaque da empresa na capital capixaba é o agenciamento de embarques de produtos siderúrgicos. O Terminal de Praia Mole (TPS) é o canal de escoamento das maiores siderúrgicas brasileiras – Usiminas, Gerdau Açominas, Belgo Mineira, Acesita, Mannesmann e Companhia Siderúrgica Tubarão (CST) – para o mercado externo.
Vieira informa que o minério de ferro é uma das principais commodities do Brasil e que, portanto, é importante para a empresa o crescimento de participação nesse mercado. O minério embarcado provém, basicamente, da Companhia Vale do Rio Doce.
Atualmente, a Oceanus agencia, em média, 30 escalas por mês no mercado tramp, em embarques de minério de ferro e aço, no complexo de Tubarão. Para o atendimento, a empresa desenvolveu um sistema de células em que cada cliente é atendido com dedicação exclusiva.