Importação de veículos provenientes da Argentina é responsável pelas maiores operações no porto
Em menos de uma semana, o Porto do Rio Grande receberá mais de quatro mil veículos e irá exportar outros 356: ontem, quarta-feira, foi realizado o desembarque de 2.305 veículos no Porto Novo; no próximo sábado a estimativa é da chegada de mais de 1.700 mil veículos ao porto rio-grandino; e na terça-feira, serão embarcadas 356 unidades.
O navio Guangzhou Higway chegou ontem a Rio Grande com 1.705 unidades do Classic, 300 caminhonetes Tracker e 300 Toyota Hilux, provenientes da Argentina. No próximo sábado, o navio Nippon Higway atracará no Porto Novo, trazendo mais de 1.700 veículos do mesmo país – os veículos serão armazenados no pátio automotivo, juntamente com as unidades importadas ontem, de onde embarcarão em caminhões-cegonha para as revendas de todo o Brasil. A movimentação promete lotar o pátio automotivo do porto, que estará com cerca de 4,5 mil veículos armazenados.
Na terça-feira, próxima, haverá a primeira das três exportações de veículos já previstas para este mês: nesta primeira escala o embarque inclui duas máquinas para frisar asfalto, 14 microônibus, 15 colheitadeiras, 25 semi-reboques e 300 tratores, além de peças de reposição. Os equipamentos exportados têm como destino os portos de Cartagena (Colômbia), Cabello (Venezuela) e Manzanillo (México). A prévia da movimentação de janeiro a setembro indica que mais de 40 mil veículos embarcaram e desembarcaram em Rio Grande neste ano.