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VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Rota do Corredor Leste da VLI agora alcança principal mercado comprador da commodity no mundo
Por Redação em 15 de abril de 2025 às 8h00
VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo
Foto: Divulgação / VLI
Foto: Divulgação / VLI

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, acaba de obter a habilitação para exportar milho ao mercado chinês pelo Espírito Santo, por meio do Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão. A habilitação oferece acesso ao maior mercado importador da commodity agrícola pelo Corredor Leste da companhia, que liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba por meio da Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela VLI, e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, por onde as composições da companhia trafegam por direito de passagem. 

Para atender a essas condições, o TPD foi submetido a um processo minucioso de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). Essa etapa abrangeu o registro completo do terminal como armazém portuário para a exportação de milho à China, incluindo documentações como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e adicionalmente, o sistema de monitoramento de micotoxinas e presença de resíduos de agrotóxicos dos grãos de milho armazenados.

A habilitação também exigiu adequações e treinamentos para os colaboradores do terminal, a fim de assegurar conformidade com os padrões chineses. "A qualidade dos grãos exportados é uma premissa fundamental para a VLI. Desde o recebimento até o embarque, são monitorados rigorosamente todos os parâmetros exigidos pelos órgãos fiscalizadores e pelos contratos internacionais, de modo a garantir o controle efetivo das operações e assegurar que a carga dos nossos clientes chegue com segurança e qualidade aos mercados mais exigentes do mundo, como o chinês", destaca o diretor de Operações do Corredor Leste da VLI, Daniel Schaffazick.

A VLI mantém fluxos de importação e exportação no Espírito Santo, movimentando cargas como grãos, farelo, fertilizantes, celulose, além de insumos e produtos acabados da indústria siderúrgica. Por meio do Corredor Leste da VLI, a companhia transporta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e movimenta 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.

A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu significativamente após 2022, quando a guerra na Ucrânia impactou o abastecimento de grãos na região. Diante disso, a China expandiu seus contratos comerciais e, a partir de 2023, implementou protocolos de exigências fitossanitárias, incluindo critérios rigorosos relacionados a sementes e pragas de ocorrência no Brasil. 

 

Renovação da concessão da FCA

Em paralelo a novas operações realizadas pela VLI nos portos do Espírito Santo, a companhia também aguarda a definição dos termos para a possível renovação antecipada da concessão da FCA, em que se compromete junto ao Ministério dos Transportes a realizar investimentos de quase R$ 30 bilhões, dos quais cerca de R$ 10 bilhões serão aplicados na modernização da linha férrea e melhorias de mobilidade urbana. 

Pelo plano apresentado pela VLI, aproximadamente 65% desses valores serão investidos e ficarão disponíveis para investimentos em ativos existentes ou novos nos primeiros 15 anos após a assinatura do contrato de renovação antecipada, o que trará grande benefício para os portos do Espírito Santo, ligados ao interior do Brasil pelo Corredor Leste da VLI.

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