Portal DHL Exporta é destinado aos pequenos e médios empresários
Os exportadores terão à disposição uma ferramenta de envio dos dados para a Receita Federal das operações de até US$ 20 mil. Anteriormente, esse processo era realizado manualmente e a sua aprovação levava, no mínimo, nove dias. Com o DHL Exporta, as informações são enviadas eletronicamente e a operação é finalizada em cinco dias. Caso ocorra algum erro ou falte algum documento, o exportador é avisado automaticamente pela ferramenta.
O portal também apresenta a página Aprenda a Exportar, que explica detalhadamente o passo-a-passo da exportação. Dúvidas sobre ofertas, cotações, fechamento, legislação e registro são respondidas, e os clientes terão ainda à disposição um serviço de consultoria on-line.
Está ainda disponível a seção Vitrine, na qual os empresários poderão expor os seus produtos para o mercado. Nesta seção, somente é possível o cadastro de empresas brasileiras que negociam com o exterior. “A proposta da DHL Express não é apenas ajudar nas exportações, mas também potencializá-las, abrindo novos mercados aos seus clientes”, explica Marca. Os interessados poderão realizar buscas refinadas, pelo segmento de atuação (bens de consumo, cosméticos, eletrônica, indústria automotiva, produtos químicos etc.) ou pelos países para os quais a empresa exporta.