Empresa implanta em Viracopos o programa VCP-Flex
Foi lançado oficialmente este mês pela Infraero o VCP-Flex, programa que oferece redução de até 80% nas tarifas de importação para empresas que atuam no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos - SP). O objetivo é estimular a eficiência logística nos processos operacionais do aeroporto e minimizar os custos de importação a todas as empresas que operam lá.
O principal requisito para a participação no VCP-Flex é o comprometimento de clientes e empresas quanto à liberação das cargas em até 26 horas, a partir da entrada das mercadorias no terminal de cargas. O programa somente poderá ser aplicado em lotes de mercadorias com valor agregado mínimo de US$ 50 por quilo, valor CIF (custo + seguro + frete) mínimo de US$ 5 mil e que não sejam contempladas por regimes aduaneiros especiais da Receita Federal, como o Linha Azul e o Recof. As empresas inscritas contarão com a assessoria personalizada de uma equipe de técnicos da Infraero, que auxiliará na identificação e solução de problemas durante o processo de importação.
O programa tem chances de ser estendido aos demais terminais de cargas da empresa. “Testaremos o VCP-Flex em Viracopos e faremos os ajustes necessários para implantá-lo futuramente nos demais aeroportos”, afirma Gustavo Schild, superintendente de Logística de Carga da Infraero.