A Libra Cubatão, empresa da Libra Terminais, realizou nesta segunda-feira, 30 de janeiro, testes com uma nova máquina pneumática para consolidação de café a granel. O equipamento foi adquirido no final do ano passado da Pinhalense S/A Máquinas Agrícolas, empresa especializada na fabricação de máquinas destinadas ao processamento de café e outros produtos.
O teste foi realizado no terminal da empresa em Cubatão (SP), onde será implantado o Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex), especializado na armazenagem e consolidação de cargas para exportação. Em parceria com a Marine Comércio Exterior, foram consolidados dez contêineres do exportador Unicafé com a nova máquina. A carga embarcará no navio Libra Rio, da Lykes Lines, no próximo dia 4 de fevereiro.
A principal vantagem na utilização deste equipamento é o maior aproveitamento do contêiner. “Pelo sistema convencional, são acondicionados manualmente de 300 a 320 sacas. Já pelo sistema a granel, são 360 sacas”, explica Alan Lear, diretor Comercial e de Logística da Libra Terminais. Lear lembra ainda que a máquina é capaz de misturar diferentes tipos de grãos para tender às exigências do mercado externo.
Durante os testes com a nova máquina, as sacas de café foram abertas e despejadas numa moega, de onde o produto foi elevado por um sistema de esteira e canecas e armazenado em um silo, que alimenta o carregador pneumático. O carregador soprou o café para dentro do contêiner, que havia sido previamente forrado com um saco de polipropileno. O contêiner foi consolidado, fechado, lacrado e pesado para confirmar a quantidade de grãos.