A Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil) irá inaugurar em Miami (EUA), no próximo dia 16, o primeiro centro de distribuição da entidade. A unidade atuará como um facilitador da comercialização de produtos brasileiros no exterior. Com a iniciativa, espera-se reduzir a distância entre os exportadores brasileiros e seus clientes no exterior, apoiando as atividades e ações focadas nos canais de distribuição.
Segundo Cláudio Borges, diretor técnico da Apex-Brasil, a idéia é diminuir a limitação das vendas dos exportadores brasileiros à condição FOB, o que os obriga a abrir mão de um importante segmento da cadeia de valores. Nos centros de distribuição, será colocada à disposição de empresas brasileiras previamente selecionadas uma estrutura para manter um estoque de produtos. Depois de um prazo de 12 a 18 meses, espera-se da que a empresa consiga sair de lá para se estabelecer no mercado externo.
"A intenção é que esses espaços sejam utilizados por empresas exportadoras brasileiras como local para manutenção e negociação de estoque de produtos. O fato de a mercadoria já se encontrar no território onde a venda será realizada agiliza a entrega e ajuda a garantir o cumprimento de compromissos pós-vendas", afirma Borges. Por se tratar de um posto alfandegado, os centros proporcionam um processo de desembaraço das mercadorias para exportação mais ágil e concentrado. Outra vantagem é o recolhimento de impostos somente após a venda do produto.
O foco do centro de distribuição é a pequena e média empresa que já tenha uma cultura exportadora. Toda a espécie de produtos é aceita, excetuando-se os perecíveis, por uma questão operacional. Outros centros de distribuição serão inaugurados em 2005 e 2006. O único confirmado até agora é o de Frankfurt, na Alemanha, para segundo semestre de 2005.