A DM Transportes e Logística Internacional acaba de obter a recomendação do Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, o Sassmaq, uma espécie de selo de qualidade dada pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que padroniza requisitos de segurança, saúde, qualidade e cuidados com o meio ambiente visando a redução de riscos envolvidos nas operações de transportes e distribuição de produtos químicos e perigosos. O Sassmaq está incluído no Termo de Compromisso do "Programa de Atuação Responsável", iniciativa da indústria química mundial implantada em diversos países a partir de 1985. A ação pretende oferecer mecanismos que permitam o desenvolvimento de sistemas e metodologias adequadas para cada etapa do gerenciamento ambiental.
O Sassmaq não é obrigatório para empresas de transporte de produtos embalados, como é o caso da DM, mas serve para confirmar a postura responsável da companhia. A DM Transportes trabalha com cargas químicas e perigosas e já seguia procedimentos próprios de segurança aplicados a este tipo de material. Entre os fatores que levaram a transportadora a receber o certificado, está o fato de 170 dos 230 caminhões da frota possuírem motorização eletrônica, que proporciona baixos índices de emissão de poluentes. Todos os caminhões passam trimestralmente por testes de opacidade, que verifica os níveis de emissão por meio da análise do índice de fumaça. O óleo diesel consumido pela frota também é testado periodicamente para indicar contaminantes e solventes que possam, além de afetar a vida útil das peças, contaminar o meio ambiente.
Outra iniciativa da DM é o treinamento e o serviço de atendimento psicossocial dado aos motoristas. A empresa possui um centro no qual atuam instrutores que passam periodicamente por cursos de reciclagem. Estes, por sua vez, orientam os motoristas para uma condução segura e econômica. A DM Transportes e Logística Internacional tem filiais no Brasil, Argentina e Chile e oferta serviços logísticos de transporte rodoviário entre esses países, além do Uruguai.