O transporte de produtos químicos realizado pelo Grupo Wilson, Sons em Salvador acaba de receber o Termo de Avaliação do Sassmaq, feito esse que coloca o Tecon Salvador entre os 10 melhores do Nordeste brasileiro na categoria. A operação é conduzida pela Wilport, empresa do Grupo, em conjunto com o Tecon Salvador, arrendatário do Terminal de Contêineres daquele Porto.
O Sassmaq é aplicado ao serviço de logística para produtos químicos e objetiva aperfeiçoar o processo de avaliação dessas empresas. A avaliação, realizada pela ABS Group, tem validade de dois anos. O Termo de Avaliação do Sassmaq foi desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim). A entidade deu prazo até dezembro de 2004 para novas certificações. A partir daí, a Abiquim vai orientar que não se contrate empresas que não possuam a certificação. Além disso, hoje existem pelo menos 20 empresas concorrentes no transporte de produtos químicos junto ao Pólo de Camaçari. Com a expiração do prazo, esse número caíra para sete.
Para cumprir os requisitos exigidos pelo Sassmaq, investiu-se R$ 250 mil em treinamento, equipamentos e contratação de empresas para suporte. Todos os 80 funcionários da área envolvida responderam a perguntas referentes a 497 itens. De acordo com Gutemberg Vitória, coordenador de Processos e Meio Ambiente do Tecon, a área de transportes conseguiu atingir uma média de 93,3% no geral e superou todos os itens individualmente; nos requisitos de indústrias, a empresa obteve 93% e nos desejáveis, 88%. Também foi contratada a empresa SOS Cotec, de Americana (SP), para dar cobertura emergencial externa com produtos químicos e realizar treinamentos. A empresa mantém filial no Pólo de Camaçari e é especializada nesse tipo de trabalho.
O Grupo Wilson, Sons foi fundado na Bahia há 167 anos. Em 2003, as atividades em operações portuárias do Grupo representaram um movimento de 131 mil veículos e 1,042 milhaõ de contêineres de 20 pés (TEUs). O faturamento total do Grupo ficou na casa dos R$ 640 milhões.