Com a autorização para operar fármacos e correlatos, empresa dá sequência à estratégia de diversificar suas áreas de atuação
A Penske Logistics South America recebeu, no final de março, a licença final da Anvisa para transportar e armazenar medicamentos, cosméticos, alimentos e correlatos. “Com o desenvolvimento da economia brasileira, a indústria de bens de consumo, que inclui por exemplo os produtos de higiene e beleza, está em constante crescimento. As classes C e D estão comprando cada vez mais e, assim, ampliando a demanda pela logística nesse segmento”, justifica Cristiano Koga, diretor de Vendas da empresa.
A conquista desta licença obedece à estratégia da Penske, originalmente especializada no segmento automotivo, de diversificar suas áreas de atuação, como já havia sido divulgado pela Tecnologística. O pedido de concessão foi feito ainda no ano passado e contou com consultoria de uma equipe técnica contratada junto ao Conselho Regional de Farmácia. O processo de obtenção do certificado durou, ao todo, 11 meses e consumiu R$ 200 mil reais em investimentos.
O aporte foi empregado na adequação da frota e do CD da operadora em Cajamar (SP), com a instalação de termômetros para inspecionar a temperatura do ambiente e de barreiras físicas e telas de proteção para controlar o acesso ao armazém e impedir contaminação. Além disso, houve a adoção de um controle de pragas, de um programa de melhoria contínua e de uma série de práticas específicas de armazenagem, distribuição e transporte deste tipo de carga.