O Grupo Apisul e a Pamcary são empresas especialistas em gerenciamento de riscos no Brasil. O Expresso Araçatuba atua no transporte rodoviário de cargas na região Centro-Oeste e Norte do país, e nas rotas rodoviárias internacionais da América do Sul.
Durante visitas periódicas à empresa, diversos quesitos operacionais e administrativos foram avaliados e um questionário de requisitos preenchido. Foi comprovada a adequação do Araçatuba às normas solicitadas em capacitação de gerenciamento de riscos. Alguns itens avaliados pelas duas empresas foram o processo de seleção e reciclagem de profissionais, a estrutura operacional (frota, tecnologia aplicada), normas e procedimentos operacionais da empresa (monitoramento, rotas, planejamento de viagens e manutenção), planejamento logístico entre outras.
A análise foi realizada in loco no período de 30 dias. Segundo Oswaldo D.Castro Jr., diretor geral da empresa, o que mais contou para a certificação foi o trinômio ativos, processos (sistematização estrutura entre e recursos) e os profissionais.
Para ele, hoje no mercado muitas empresas oferecem rastreabilidade, mas isso não significa acompanhamento da frota. Não basta ter a tecnologia, mas também o bom uso e a sistematização com as outras estruturas dentro de uma empresa. "É como ter um revólver e não saber a responsabilidade pelo que se tem em mãos", diz Oswaldo. É necessário uma gestão de risco mais ampla, que englobe acidentes, manejo da carga e roubo, entre outro.
Nesse contexto, a certificação atribuída ao Expresso Araçatuba pelo Grupo Apisul e Pamcary "atesta de forma oficial a diferença", nas palavras de Castro Jr. Ele conta que a gestão de gerenciamento de riscos pode ser determinante em alguns mercados, a saber: eletroeletrônicos, produtos farmacêuticos, laboratórios, cosméticos, autopeças, químicos etc. Desses mercados, o Expresso Araçatuba atende a praticamente todos, a exceção dos químicos.
Em termos de tecnologia, a empresa conta com os seguintes serviços: sistema de rastreamento, tacógrafos, computador de bordo, rádio, antenas, Sistema de Controle de Abastecimento (CPF) e outros serviços, como o Comitê de Acidentes, que visa dar apoio aos profissionais envolvidos em acidentes.
Válidos por seis meses, os certificados podem ser renovados após outra análise da empresa.
Expresso Araçatuba: (11) 3622-2969
www.exata.com.br