Durante a Intermodal South America, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a Apec (Antwerp/Flanders Port Training Center) assinaram uma Carta de Intenções para treinamento de profissionais do Porto de Santos. Este é o primeiro passo para o Porto de Antuérpia, na Bélgica, passar à categoria de porto-irmão do Porto de Santos.
A Apec, que é um Centro de Treinamento Portuário da Antuérpia/Flanders, terá papel fundamental no projeto de capacitação dos funcionários do Brasil. “A Apec, que é um órgão de reconhecimento mundial da área de qualificação e treinamento de profissionais, vem através do Porto de Antuérpia dar esse suporte técnico. O centro vai trazer cursos de formação básica, cursos intermediários e curso de nível superior de especialização na área de shipping para melhorar e modernizar o Porto de Santos”, diz o presidente da Codesp Alex Oliva. “Precisamos de pessoas qualificadas e preparadas para enfrentar desafios. Se não tivermos esses profissionais, não poderemos dar as respostas que o mercado exige do Porto de Santos”, explica.
O Porto de Antuérpia é o segundo maior porto da Europa. Com movimentação acima de 200 milhões de toneladas anuais, é um ponto de transbordo para cerca de 800 destinos comerciais. Já a Apec, que existe há 36 anos, já recebeu mais de 14 mil pessoas de 150 países tanto para seminários padronizados e sob medida quanto para realizar visitas de estudo. Portanto, o centro de formação portuária tem muito que contribuir com o Brasil. “Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto tanto com o setor privado como o setor público e vemos essa oportunidade como chance de aumentar essa relação, em especial com o Porto de Santos", diz Walter Van Mulders, diretor de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da Apec.
“Cada porto é diferente e por isso devemos avaliar a melhor maneira de começar. Tenho experiência no Brasil e sei quais tópicos são mais recorrentes, como gerenciamento de concessões, desenvolvimento sustentável, etc. Mas, vamos, inicialmente, avaliar quais tópicos são mais urgentes para o Porto”, complementa. Os cursos serão realizados no Brasil e a cooperação entre os dois países tem como objetivo fazer intercâmbio técnico, tecnológico e comercial.