A Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec Jahu), situada na cidade de Jaú (SP) completa, em 2015, 25 anos de existência. A instituição iniciou suas atividades em 1990 com dois cursos: tecnologia em construção naval e sistemas navais. Hoje, com sete cursos ao todo – dentre eles o de logística –, a Fatec Jahu possui cerca de 1.800 alunos, tendo formado mais de 3.500 ao longo de sua história.
A criação da Fatec Jahu está relacionada com a Hidrovia Tietê-Paraná, criada na região em 1966, e utilizou-se do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) e da parceria com o poder público municipal para sua realização. A hidrovia recebeu novo impulso em 1981, com inauguração da então Hidrovia do Álcool, de Barra Bonita até Ibitinga.
A faculdade nasceu dentro de um contexto no qual se buscava a formação de obra especializada para atuar nesta área. “Na época, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) estava concluindo a Hidrovia Tiête-Paraná. Ela tinha como previsão permitir o acesso de Piracicaba até Foz do Iguaçu, e também de Piracicaba, pelo canal de Pereira Barreto, até São Simão, em Goiás. Criou-se então um sistema hidroviário de 2.300 km, e nós não tínhamos profissionais habilitados na gestão desse sistema, já que é preciso saber combinar com os outros modais”, explica o professor José Wagner Leite Ferreira, um dos articuladores da criação da Fatec Jahu.
O curso de tecnólogo em navegação oferecido pela instituição foi o primeiro do Brasil e da América Latina e o 4º do mundo “Antes da criação, visitei as principais hidrovias do mundo, em países como Alemanha, França e Estados Unidos. Em todas havia o papel do profissional especializado”, conta Ferreira. “E a Fatec Jahu conseguiu completar 25 anos de forma fantástica, se modernizando, com tanques de provas, sistemas de informática para projetos e hoje tem alunos trabalhando em todos os setores da navegação, inclusive em portos”, afirma.
Hoje, os cursos oferecidos são de tecnologia em construção naval, sistemas navais, gestão da tecnologia da informação, logística, gestão da produção industrial, meio ambiente e recursos hídricos e sistemas para internet. A unidade de Jaú foi a 5ª Fatec inaugurada. Atualmente, o Centro Paula Souza administra um total de 64 faculdades.