Meta é transformar o município num pólo tecnológico em assuntos portuários e ciências do mar
Foi assinado hoje, dia 30 de março, um protocolo de cooperação para criar em Santos (SP) um pólo de excelência tecnológico em assuntos portuários e ciências do mar. A ação engloba o Centro de Capacitação Profissional do Porto de Antuérpia (Apec), na Bélgica, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a prefeitura de Santos, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Senai e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp).
As bases do documento foram desenvolvidas no último dia 8 de fevereiro, data em que o secretário-geral da instituição belga, Louis Van Schel, e a conselheira do porto de Antuérpia no Brasil, Madeleine Onclinx, visitaram a prefeitura santista.
Obrigações
A função de cada entidade envolvida no projeto já está definida. Caberá à administração municipal articular a implementação do centro, solicitando apoio dos governos federal e estadual, além dos municípios do Guarujá (SP) e Cubatão (SP), locais em que o porto de Santos opera. A municipalidade deverá, ainda, obter junto ao Conselho de Atividade Portuária (CAP) o reconhecimento oficial do centro.
A Codesp disponibilizará as instalações necessárias e atuará em parceria com o CAP e demais entidades públicas a fim de concretizar o projeto. Já a Unifesp será responsável pelo desenvolvimento e implementação dos cursos de nível superior e de pós-graduação. A instituição será um agente das trocas de tecnologia e de conhecimento com as instituições nacionais e internacionais.
O papel do Sesi será o de promover cursos e treinamentos nas funções técnicas operacionais portuárias ou marítimas, enquanto o Sindicato das Entidades Mantenedoras articulará parcerias entre as universidades privadas locais. A Apec, por sua vez, realizará cursos para a formação de professores e técnicos que trabalharão no centro, auxiliando na transferência de tecnologia e no estabelecimento da grade curricular dos cursos técnicos superiores que serão criados em Santos.