A VLI inaugurou o seu primeiro centro de preparação para novos operadores e capacitação de profissionais, em Imperatriz (MA). A unidade, também chamada de dojo, é focada em fortalecer as habilidades técnicas e promover ainda mais segurança nas rotinas de trabalho, além de contribuir para a entrega de componentes e na manutenção de rodeiros, que integram toda a parte de rodas, rolamentos e eixos que permitem a movimentação do vagão sobre os trilhos.
A unidade é estratégica para a operação da VLI na Ferrovia Norte-Sul. Por meio do tramo norte da ferrovia, a companhia oferece agilidade ao escoamento de grãos, aumentando a competitividade brasileira nas exportações. As cargas saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e seguem até o Porto do Itaqui, em São Luís.
Os treinamentos ministrados no novo dojo são direcionados aos colaboradores das regiões adjacentes a Imperatriz e sua dialética é conceituada no Sistema Toyota de Produção (TPS), cujo objetivo é proporcionar aumento de produtividade e eficiência, evitando desperdícios de recursos e tempo. Além disso, o liceu adota a metodologia Training Within Industry (TWI, Treinamento Dentro da Indústria ou Treinamento no Local de Trabalho) que consiste em introduzir, na teoria e depois na prática o trabalho de manutenção de rodeiros.
“Este é o primeiro centro de capacitação seguindo o modelo de TPS na região e seu escopo é aperfeiçoar os atributos técnicos dos profissionais. O projeto também contribui para melhorar os rodeiros de vagões da companhia, além de expandir os conhecimentos técnicos dos colaboradores, com foco na realização de atividades cada vez mais seguras”, explica o supervisor de Vagões e Componentes da VLI, Bruno Rafael.