A Wilson Sons acaba de registrar oito anos sem acidentes com afastamento em sua unidade de negócios de agenciamento marítimo. São 3.252.652 de homens-horas trabalhadas em dezenas de operações ao longo da costa brasileira. De acordo com a própria companhia, o novo recorde reforça seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores, parceiros, clientes e das comunidades, em especial, frente aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus.
Nesse período, foram realizados projetos com as principais empresas de petróleo, armadores, exportadores e importadores do Brasil e de mais de 76 países. “É um resultado expressivo que demonstra eficiência no gerenciamento de riscos, protegendo a saúde e a integridade das pessoas. A Wilson Sons realiza grandes investimentos em segurança e os avanços são significativos. Agora, comemoramos esse novo marco da agência marítima”, destaca Christian Lachmann, diretor executivo da divisão de Negócios da Wilson Sons.
Nos últimos dez anos, a companhia reduziu em mais de 90% o índice de acidentes com afastamento, a partir da implantação do programa WS+, com consultoria da DuPont. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a cultura de segurança, com base no reconhecimento das responsabilidades de cada colaborador, disciplina no cumprimento das regras, engajamento das lideranças, administração dos desvios e a governança do desempenho no setor.
Entre as ações adotadas pela agência marítima estão as reuniões mensais de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), diálogos de segurança, ferramentas de correção de desvios, reconhecimento dos colaboradores e encontros mensais do Comitê de SMS, em que as lideranças discutem o desempenho das equipes.
Também foram promovidos diversos treinamentos, como direção defensiva, salvatagem e huet (escape de helicóptero submerso), além de cursos de fator de risco e análise e investigação de acidentes, ministrados pela DuPont. “Saúde ocupacional, meio ambiente e segurança, além de inegociáveis, são estratégicos para a empresa. Representam o bem-estar de toda a equipe, a eficiência das operações, credibilidade e confiança nas relações”, afirma Rodolpho Abrantes, coordenador da área de SMS da agência marítima.
O agenciamento marítimo foi o primeiro negócio da Wilson Sons, há mais de 180 anos. Hoje, está presente nos principais portos brasileiros, com 18 filiais próprias. Em 2020, atendeu a mais de 4 mil escalas em diversos segmentos, como minério, carvão, aço, açúcar, grãos, fertilizantes, químicos, líquidos e o segmento offshore.
“Temos orgulho em fazer parte da construção dessa história. Seguimos buscando a excelência operacional com o foco na integridade de nossos colaboradores”, completa Flavia Carvalho, gerente geral de Operações da Agência Marítima da Wilson Sons.