A Wilson Sons, operadora de logística portuária e marítima, registrou mais um marco na gestão de segurança. A unidade de negócios de Rebocadores completou um ano sem acidentes com afastamento, o correspondente a 4 milhões de horas trabalhadas em operações que somam mais de 55 mil manobras.
Com uma frota de 80 rebocadores e mais de 900 colaboradores, a unidade de negócios da Wilson Sons conseguiu reduzir em mais de 97% a taxa de acidentes com afastamentos na última década. Neste ano, conquistou o status de classe mundial em segurança, padrão de excelência definido pela DuPont, consultoria referência mundial no setor.
“É um resultado expressivo que demonstra a capacidade da Companhia no gerenciamento de riscos e, principalmente, no cuidado da saúde e da integridade dos nossos colaboradores e do meio ambiente. Para os clientes, uma empresa com esses resultados representa eficiência nas operações, credibilidade e confiança nas relações”, destaca o gerente de Qualidade e SMS da divisão de Rebocadores, Guilherme Silva.
Além do Programa WS+, implementado em 2011 em todas as unidades do grupo para desenvolver a cultura de segurança, Silva diz que a comunicação efetiva em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) foi um fator fundamental para o resultado. “Intensificamos muito nossas comunicações e aprimoramos a forma e o conteúdo divulgado.”
Nos últimos dois anos, foram realizadas em torno de 15 campanhas voltadas para SMS e acumuladas quase 9 mil horas de treinamento e mais de 18 mil horas de diálogos diários voltados para segurança. Rede social corporativa, podcasts e games são algumas das ferramentas utilizadas para reforçar as práticas de SMS. Entre as ações promovidas, está a Terça 9 da Segurança, criada em 2020. Na reunião mensal, os diretores do negócio apresentam os indicadores, feitos de destaque em segurança, boas práticas e temas relevantes de segurança aos colaboradores.
A companhia conta ainda com a Central de Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365 dias por ano, em 25 portos da costa brasileira, além do Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAM) para treinamento de profissionais marítimos. O CAM conta com um simulador de manobras próprio, capaz de prever diferentes cenários operacionais, utilizado para treinar periodicamente as tripulações, gestores e equipes de apoio da empresa, além de contribuir em projetos de stakeholders da indústria.