A EcoRodovias incluiu em seu Programa de Diversidade e Inclusão Caminho para Todos uma agenda de mentoria para que seus líderes homens tenham uma melhor compreensão sobre as barreiras socioculturais que dificultam a formação de lideranças femininas e possam, a partir de debates e reflexões, realizar mudanças internas e externas para contribuir na transformação desse cenário.
A ideia nasceu no grupo de gerentes e diretoras da empresa que participaram da mentoria feminina com o objetivo de criar um ambiente de oportunidades para a formação de novas líderes. Durante as discussões, verificou-se a necessidade de envolver os homens no processo, principalmente para criar uma percepção sobre comportamentos, muitas vezes, de viés inconsciente, que configuram obstáculos para as mulheres na vida profissional.
A mentoria masculina propõe ampliar o entendimento da cultura nacional e do machismo estrutural e da forma como estes fatores influenciam na atuação profissional de homens e mulheres.
“Queremos que os líderes homens façam uma reflexão crítica do quanto estão sendo aliados de suas equipes femininas. Para elas, alcançar o sucesso no trabalho muitas vezes exige conciliar o equilíbrio entre ser mulher, esposa, mãe, cuidadora, profissional, executiva e tantos outros papéis na sociedade”, diz a analista de recursos humanos da EcoRodovias, Débora Toti.