A Jungheinrich inaugurou, em Itupeva (SP), local onde está instalada sua sede no Brasil, seu novo centro de treinamento para a América Latina, que oferece cursos de formação nas áreas de vendas e pós-vendas para os colaboradores do Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Na nova estrutura, duas salas de aula hospedam os cursos teóricos e uma estação de workshop acomoda as aulas práticas, que correspondem a 40% da carga horária. Durante as aulas, os gerentes de conta aprendem a operar desde as máquinas manuais até as mais modernas, a empilhar produtos e distinguir em detalhes as características específicas de cada equipamento. Também é possível realizar o curso à distância, acessando a plataforma de e-learning da Jungheinrich.
O conteúdo, dividido entre as categorias de produtos, serviços, manutenção, acessórios e soluções de intralogística, acompanha a metodologia aplicada na matriz da companhia, na Alemanha, e permite ao vendedor se atualizar sobre os equipamentos e sugerir o produto mais adequado à necessidade de cada cliente. A formação para as equipes das áreas de vendas e pós-vendas da Jungheinrich já existia no país, mas passou por essa reestruturação e atualização para estar em conformidade com os ensinamentos aplicados na sede mundial.
O head de Treinamento Comercial da Jungheinrich na América do Sul, Lauro Carvalho, conta que são realizadas visitas constantes na matriz alemã para conhecer as técnicas e trazer todo o conhecimento para o Brasil. “Nosso grande desafio foi manter o mesmo padrão técnico e a qualidade de todos os cursos direcionados à área comercial em toda a América Latina. Para isso, realizamos algumas adaptações para adequar à necessidade local e criamos uma metodologia de treinamento para cada país latino-americano em que estamos presentes”, diz.
A Jungheinrich oferece dois cursos de treinamento voltados à área Comercial, o Product, Service and Solution e o Soft Skills. Cada um possui três módulos e pode ser concluído entre 12 e 18 meses. Os certificados são requisitos básicos para a área de vendas e podem ser frequentados por recém-contratados e por profissionais que já têm experiência na área e deseja uma atualização. A cada semestre, há também um curso específico sobre os lançamentos de produtos da matriz.
Ainda de acordo com a companhia, ao longo de 2019 o Centro de treinamento vai oferecer ao menos 22 cursos, entre vendas e pós-vendas,.
Treinamento para clientes
A Jungheinrich divulga outra iniciativa. A empresa informa que tem planos de investir em treinamento para clientes e prospects. “É uma maneira prática para nossos clientes conhecerem as funções de cada equipamento, a correta utilização em suas operações e o melhor custo-benefício”, ressalta Carvalho.
Os cursos terão duração de um a dois dias e irão apresentar todas as funções e pilares da intralogística, características do armazém, tipos de armazenamento, manuseio, capacidade e diversidade de máquinas, impactos ambientais e tipos de baterias disponíveis. O principal objetivo do projeto é fazer com que o cliente esteja apto para escolher a melhor solução para sua empresa a partir de uma análise própria.