A Brink’s, empresa de transporte e logística de valores, inaugurou em abril o primeiro terminal de cargas de alto valor no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP. Com investimentos de R$ 10 milhões e primeiro terminal do tipo na América Latina, o espaço conta com a mesma infraestrutura já utilizada pela companhia em importantes aeroportos do mundo, como o de Heathrow, na Inglaterra, e no Charles de Gaulle, na França.
A área exclusiva de 1.560m² foi idealizada para complementar o gerenciamento de logística segura do modal aéreo para o rodoviário, garantindo a continuidade de abastecimento de insumos de alto valor nas linhas de produção. Do total da área, 1.100 m² são dedicados à importação, e 460 m² à exportação. O espaço vai agregar mais serviços ao cliente final dentro de uma área segura, como o manuseio e aplicação de selos de inspeção da Receita Federal, ou seja, o aeroporto passa a ser um polo provedor de serviços adicionais em área segura.
Uma das principais novidades da filial Brink´s Viracopos são duas câmaras frias com temperatura controlada. A área foi exclusivamente criada para abrigar cargas de produtos farmacêuticos e outros que necessitam de armazenamento especial em área totalmente restrita e controlada.
Para Fernando Sizenando, presidente da Brink’s Brasil, essa filial em Viracopos faz parte da estratégia da empresa para expandir seus serviços em território nacional. “Toda tecnologia e soluções usadas em importantes aeroportos do mundo foram implantadas no Aeroporto Internacional de Viracopos. Trouxemos para o Brasil os mesmos serviços, tecnologias e recursos que já usamos em outros aeroportos. A ideia é oferecer aos órgãos anuentes mais uma área de conferência neste aeroporto que é considerado um importante centro de tráfego aéreo do país”, afirma o executivo.
A nova base também possui estrutura para atender serviços de monitoramento na importação, entrega e transporte de/para o aeroporto com carros e carretas fortes dedicados à operação em Viracopos. Para a exportação, haverá uma área exclusiva dedicada para cargas que aguardam, por exemplo, a paletização pela empresa, operação que será realizada com vigilância até o embarque na aeronave.
Outra garantia de segurança para as cargas de alto valor, é a rastreabilidade e monitoramento por vídeo durante todo o período que os produtos estiverem armazenados no cofre. Toda a movimentação será gravada pela Brink’s desde o desembarque da carga no aeroporto.
Para Gustavo Müssnich, diretor-presidente de Viracopos, essa parceria será um marco importante para o aeroporto. “O terminal de alta segurança é um serviço especializado que demonstra a disposição de Viracopos de estar sempre entre os principais terminais de carga do mundo. O nosso esforço tem sido recompensado, como aponta a mais recente conquista de Viracopos, eleito o melhor aeroporto de carga da América Latina no Air Cargo Excellence Awards 2016”, diz.