As Lojas Lebes, rede varejista do Rio Grande do Sul presente em 80 municípios com mais de 135 unidades, promoveu uma reestruturação na atividade de armazenagem, passando a concentrar em um só centro de distribuição todas as suas mercadorias, que até então eram estocadas em quatro estruturas diferentes.
A Lebes contava com dois armazéns localizados na cidade de Gravataí, um em Cachoeirinha e um Nova Santa Rita. Em novembro do ano passado, a companhia passou a utilizar somente um CD, situado no Parque Logístico da Global Logistics Properties (GLP), também em Gravataí, com 19 mil m², 19.440 posições-palete, 64 docas, pé-direito de 12 metros, piso com capacidade para 6 toneladas por m² e toda a infraestrutura oferecida por um condomínio logístico.
Para organizar de forma eficiente a complexa e volumosa quantidade de dados e produtos com que a Lebes lida, foi necessário ainda realizar investimentos em capacitação profissional e tecnologia. “Tínhamos uma operação totalmente manual, onde a dependência das pessoas era uma característica, visto à falta de um claro mapeamento de processos, o que fazia com que uma mesma atividade fosse realizada de várias formas diferentes e, consequentemente, tínhamos resultados diferentes, às vezes melhores, outras vezes piores”, explica o Coordenador do CD da Lebes, Alceu Noal.
Ele conta que um dos investimentos realizados e que gerou resultados altamente positivos foi a aplicação de um WMS. “A falta de um sistema adequado, somada a não existência de processos definidos, era sempre compensada pelo aumento da quantidade de colaboradores, hora próprios, hora terceirizados. Chegamos, em determinado momento, a ter 80 pessoas na operação, 60% a mais do que o quadro no momento”.
Diante deste cenário e após uma profunda pesquisa de mercado, a Lebes optou pela aquisição do WMS da Alcis. “Quando chegamos para implantar o sistema identificamos que, no processo de armazenagem, não existia endereçamento e rastreabilidade de produtos. Em muitos casos, demorava-se um dia para encontrar determinado produto a ser separado e enviado para a loja. Na distribuição, os controles eram realizados em planilha Excel, potencializando erros de estoque e perdas, também tornando a tarefa muito demorada e não confiável, onde o nível de performance não ultrapassava 60%”, relata o CEO da Alcis, Luiz Rêgo.
“Após a conclusão da instalação do WMS, havíamos revisitado todo o nosso processo, o que fez com que o mesmo fosse melhorado”, explica o gerente do Centro de Distribuição da Lebes, Flávio Gonzales. Com a maturidade do sistema, foi possível eliminar 100% do quadro de terceirizados, reduzindo a dependência de mão de obra em 30%. “Elevamos nossa performance de atendimento às solicitações de distribuição de produto de 85% para 99,9% e na metade do prazo anteriormente exigido. Elevamos a acuracidade de nosso estoque para 99,93% e elevamos a performance do horário de entrega nas filiais para 92%, considerando uma janela de 15 minutos”, detalha o executivo.
Devido à possibilidade do acompanhamento da produtividade individual dos colaboradores, também foi possível um aumento de 40% na produtividade, reduzindo a necessidade de horas extras. Além disso, como foram definidos processos e fluxos para as operações do CD, a montagem da carga passou a ser realizada em no máximo 30 minutos.
“O processo de recebimento tem seus indicadores de operação e ela é realizada 100% através de coletores, garantindo a rastreabilidade do processo. Todas as notas fiscais recebidas no dia são alimentadas no sistema ERP e todos os produtos têm local definido para armazenagem e endereço de localização, facilitando a rotina de busca e separação. Na situação atual, o tempo para encontrar um produto é de minutos ou até de segundos”, diz a diretora Comercial da Alcis, Alessandra Di Sicco.
As Lojas Lebes possuem quase 60 anos de atuação e trabalham com uma grande variedade de itens nas linhas de moda, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, entre outros. Além disso, a companhia atua também no ramo de confecção, produzindo mais de 1 milhão de peças por ano, comercializadas exclusivamente em suas lojas.