A Toyota do Brasil deu início, em dezembro, às atividades de seu novo centro de distribuição de veículos, localizado próximo à área portuária de Suape, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.
O CD da Toyota em Suape recebeu um investimento inicial de R$ 2,4 milhões. Com área total de 23 mil m² e capacidade para receber cerca de 40 mil unidades por ano, o novo empreendimento irá aprimorar aspectos técnicos da operação logística da Toyota no Nordeste do país, atendendo os consumidores da marca na região.
A unidade de Suape distribui para os concessionários da região Nordeste os veículos nacionais Corolla e Etios, produzidos no interior de São Paulo, e Hilux e SW4, fabricados na planta de Zárate, Argentina. A instalação do CD da Toyota em Suape beneficia o desenvolvimento da sociedade e da economia local, com a geração de 40 vagas diretas e indiretas de emprego.
Segundo a empresa, com a nova logística de distribuição de veículos, o impacto ambiental também será positivo, devido à redução de 24% nas emissões de CO2 na atmosfera (redução de aproximadamente 1.600 toneladas de CO2 anuais).
O Nordeste é hoje responsável por cerca de 20% das vendas da Toyota no Brasil. De janeiro a outubro deste ano, a empresa vendeu 30.273 unidades na região, atingindo 8,5% de participação neste mercado, quase 3 pontos percentuais a mais na comparação com o mesmo período de 2014.
Somente em Pernambuco, no acumulado de 2015, a Toyota registrou aumento de quase dois pontos percentuais em sua participação de mercado no estado, de 5,7% para 7,6%, com mais de cinco mil unidades vendidas, representando 3,4% das vendas totais da Toyota no Brasil.
Além do CD de Suape, a Toyota conta com operações industriais nas cidades de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP), CDs de veículos nos municípios de Guaíba (RS) e Vitória (ES) e um CD de peças em Votorantim (SP).