O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), administrado pela concessionária Aeroportos Brasil, anunciou, em outubro, que o sistema de controle de temperatura das câmaras frias de seu terminal de cargas passou por uma atualização, com o objetivo de fornecer informações mais precisas e também alertas sobre possíveis variações.
O farmacêutico do Terminal de Cargas de Viracopos, Marcelo Mazzali, explica que agora existem mais informações à disposição do operador logístico. Ao todo, são 11 câmaras com temperatura controlada e uma antecâmara, que somam 21 mil m³, com temperaturas que podem ser ajustadas a partir de -22º C, chegando até 22º C.
O sistema também dispara alertas quando a temperatura está saindo de sua faixa de variação. “Para um range de 16° C a 22º C, por exemplo, o alerta irá disparar a partir de 17º C ou 21º C”, explica Mazzali.
A nova tecnologia consegue detalhar o motivo da oscilação fora do padrão, permitindo um melhor controle e a tomada de ações mais eficiente para resolver o problema. “Caso dispare o alerta, o operador logístico poderá agir com mais precisão, evitando assim qualquer tipo de variação indesejada de temperatura na carga enquanto estiver armazenada”, completa o farmacêutico.
O novo complexo de câmaras do Aeroporto de Viracopos foi inaugurado em maio de 2014, depois de passar por uma ampliação de quase 40% em sua área – que incluiu a construção da antecâmara –, com investimentos de R$ 4 milhões.