A Columbia Nordeste divulgou, no início de abril, que ampliou seu complexo operacional localizado em Simões Filho (BA) com a construção de um novo armazém de 14.700 m² com 18 docas, pé direito de 14,5 m e capacidade do piso de 6 t/m².
O complexo está situado em uma área de 243 mil m² e já possui três outros armazéns, destinados a cargas alfandegadas, secas e refrigeradas. Além disso, o local conta com pátio alfandegado, depot avançado de contêineres, escritórios, área de suporte e área de ampliação.
A empresa escolheu as soluções da Bertolini Sistemas de Armazenagem para aperfeiçoar os processos e otimizar a armazenagem e movimentação de mercadorias. Autoportante, o armazém possui 24 mil posições-palete.
A solução autoportante é compacta e propicia uma maior capacidade de armazenagem, com custos inferiores em relação às obras convencionais. Entre as vantagens principais estão a eliminação da necessidade de construção prévia de um edifício, a redução de custos para a instalação do armazém, a grande capacidade de estocagem em função da utilização de grandes alturas e o tempo de construção menor do que o convencional.
Segundo a Columbia Nordeste, optar pela Bertolini foi a estratégia utilizada para reduzir gastos e acelerar o tempo de implantação do projeto. A estrutura é multiclientes e atenderá a diversos mercados, com principal foco na operação de varejo e no mercado automotivo. O investimento total no novo armazém foi de R$ 18 milhões.
As atividades desenvolvidas no novo armazém incluem armazenagem, gestão de estoque, recebimento e conferência de mercadorias, etiquetagem, embalagem e montagem de kits, picking e packing, paletização e cross-docking.