Até o final de janeiro, estarão concluídas as obras de ampliação do terminal retroportuário do Centro Logístico Eichenberg em Rio Grande (RS). Os R$ 5 milhões investidos no projeto contemplam a ampliação da área externa e o pátio de manobras, que saltam de 60 mil m2 para 100 mil m2; a área de armazenagem externa, que passará a ter 80 mil m2; e a entrada em operação de uma área de cinco mil m2 para armazenagem interna, ampliando a capacidade para 20 mil m2. As obras começaram no mês de novembro.
Perspectiva do projeto
A empresa informa que, apesar de trabalhar com o conceito de LLP – Leading Logistics Provider – sendo responsável direto por toda a cadeia logística do cliente, é também um operador logístico baseado em ativos, pois isso possibilita a verticalização dos serviços. Nesse contexto, o terminal de Rio Grande é considerado muito importante nas operações de importação e exportação. E o crescimento do comércio internacional experimentado pelo País em 2004 projetou um crescimento constante para os próximos três anos. Daí a necessidade da expansão para evitar o esgotamento da capacidade de operação.
Em Rio Grande, a Eichenberg armazena cargas variadas, porém com maior concentração nos setores automotivo, fumageiro e petroquímico. Para a modernização do terminal, além do aumento da capacidade, busca-se também maior produtividade e velocidade nas operações de contêineres. Assim, por último mas não menos importante, a área de informática está sendo reestruturada para permitir aos clientes informações online das cargas estocadas.