Simpress reassume gestão logística
Companhia investe em centro de distribuição a fim de garantir o nível de serviço
Por
Redação em
8 de julho de 2011 às 14h58
(atualizado em 15/07/2011 às 14h35)
Dois anos após terceirizar suas operações logísticas, a Simpress, companhia provedora de outsourcing de impressão e que realiza a administração de documentos, muda a estratégia e passa a realizar, novamente, sua gestão logística. Para colocar em prática a mudança, o primeiro passo já foi dado com a inauguração de um novo centro de distribuição na cidade de Osasco (SP).
Segundo o presidente da Simpress, Vittorio Danesi, R$ 1 milhão foi investido na estrutura que conta com 1.200 posições-palete, todas já ocupadas por peças de reposição e materiais utilizados em equipamentos de impressão. “Temos 18 mil SKUs armazenados e movimentamos 16 mil notas fiscais por mês, cada uma com cerca de dez itens”, conta. No local, 32 funcionários efetuam as operações de recebimento, estocagem, picking, separação e expedição.
O executivo explica que a decisão de retornar à gestão logística própria se deve ao fato de a empresa ter níveis de serviços apertados, não cumpridos pela empresa terceirizada. “Assim que somos chamados, temos até oito horas para resolver o problema do cliente”, diz. Danesi já comemora os resultados obtidos com a administração interna. “Empresas instaladas em São Paulo recebem os itens em 1h15. Nas demais regiões do Brasil, os produtos são entregues até às 10hs do dia seguinte”, garante.
Para ilustrar a melhora, o presidente divulga que, anteriormente, os prazos eram de dois dias para companhias instaladas em São Paulo e quatro para o restante do País. Ainda há melhorias para serem realizadas. De acordo com Danesi, a meta é reduzir em até 60% o índice de uma segunda visita técnica para a solução de problemas.
Na opinião do executivo, as vantagens da nova estrutura e do modelo adotado pela companhia são evidentes. “Investimos na descentralização, proporcionando uma redução no prazo de entrega dos equipamentos e no tempo de atendimento”, afirma. Vale lembrar que a Simpress possui mais três CDs – Barueri (SP) e dois em Santana de Parnaíba (SP), utilizados para a estocagem de insumos e produtos acabados.