Equipamentos são produzidos na Alemanha e importados para distribuição em território brasileiro
A fabricante alemã de equipamentos e prestadora de serviços de intralogística apresenta ao mercado, durante a Cemat South America, novidades em sua linha de empilhadeiras e transpaleteiras.
As novas empilhadeiras patoladas modelos ERC 212, 214 e 216 (com capacidade de 1200, 1400 e 1600 kg) para operador em pé, podem atingir velocidades máximas que variam de cinco a nove km/h, cobrindo operações de curtas e longas distâncias. Todas as versões possuem plataforma dobrável para o operador com encosto almofadado para as costas. A nova série possui ainda direção elétrica e sistema Curve Control, que reduz automaticamente a velocidade máxima do equipamento nas curvas, dependendo do ângulo.
Equipada com um controlador e um motor de bomba, responsáveis pela subida e descida proporcionais da torre, as empilhadeiras apresentam maior sensibilidade nos movimentos de subida e descida do mastro, assim como um consumo reduzido de energia e menor emissão de ruído durante as operações. Além disso, o operador tem a sua disposição uma opção de redução automática da velocidade de descida do mastro para depositar a mercadoria no solo com suavidade e cuidado.
As empilhadeiras elétricas para operador em pé são equipadas com motor trifásico de corrente alternada de 24 V (2,8 kW) e podem contar com um sistema de retirada lateral de bateria, trazendo mais praticidade às operações em turnos múltiplos. Um carregador opcional integrado também permite carregar a bateria de forma mais fácil e segura, podendo ser conectado a uma tomada de 230 V.
RFID
As selecionadoras de pedidos e empilhadeiras trilaterais combinadas EKX 513-515, com capacidade de até 1,5 t e altura de elevação de até 15 m, contam com sistema de navegação em armazém com identificação por rádio-frequência (RFID) e são controladas por um sistema inteligente que se comunica com a administração do armazém.
O equipamento combinado recebe informações destinadas diretamente ao comando da empilhadeira. O veículo recebe as ordens de seleção de pedido do sistema de administração do armazém e o operador somente faz a liberação e a condução do veículo até o corredor onde as mercadorias estão armazenadas. A empilhadeira realiza a aproximação semiautomática pela rota mais curta, com uma velocidade otimizada e com o menor consumo de energia possível.
Em armazéns de corredores estreitos, o módulo especial de topologia do solo envia informações que adaptam a velocidade do equipamento às condições do piso durante a operação. Os comandos de solo garantem ainda maior flexibilidade em relação a funções de segurança como, por exemplo, proteção de fim de corredor, limitação de altura e de deslocamento, assim como redução de velocidade em áreas com piso de má qualidade ou para o transporte e manuseio de cargas frágeis.
O veículo, que atinge velocidades de até 12 km/h, é controlado por transponders que realizam continuamente medições de distância. Tanto a topologia do solo como os ajustes de velocidade podem ser gravados na memória da empilhadeira e transmitidos para qualquer dispositivo via conexão USB.
Transpaleteira
As transpaleteira para operador em pé dos modelos EJE 116 e 220, destinadas à carga e descarga de caminhões e transporte de paletes em distâncias curtas, possuem cabeça de timão multifuncional e teclas basculantes, que conferem maior ergonomia e conforto.
A EJE 116, apta a transportar cargas de até 1.600 kg, apresenta comprimento frontal de 494 mm, que torna as manobras mais seguras mesmo em espaços confinados. A transpaleteira EJE 220 possui capacidade de carga de até 2.000 kg e é indicada para operações que exijam um maior desempenho.
Ambos os modelos possuem um timão longo acoplado na parte inferior, que garante uma distância segura entre o veículo e o operador. O botão de marcha lenta é um auxílio adicional em espaços de armazém muito pequenos, facilitando o deslocamento com o timão em pé a uma velocidade automaticamente reduzida. Os equipamentos apresentam ainda possibilidade opcional de remoção lateral da bateria.
Também equipados com o motor trifásico de corrente alternada da Jungheinrich, os modelos apresentam rodas de apoio com mola e amortecimento hidráulico – unidas pelo sistema de acoplamento oscilante ProTracLink –, que distribuem a força de apoio conforme necessário. Nos trajetos em linha reta, esta força de apoio está concentrada no acionamento de roda. Nas curvas, o sistema concentra a força na roda de apoio externa para que o operador conduza o veículo com estabilidade. Para subir rampas, o ProTracLink garante o baixo índice de desgaste das rodas de apoio por meio do ajuste de nível.
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