Brasilata e Prada assumem a responsabilidade pelo estoque e manuseio das embalagens da fabricante de tintas
Flexibilizar o planejamento de produção. Este é um dos principais objetivos da Suvinil – marca de tintas residenciais da Basf – ao levar dois de seus principais fornecedores, a Brasilata e a Companhia Metalúrgica Prada, para operar, num período de cinco anos, dentro de seu complexo industrial de tintas e vernizes, instalado na cidade de São Bernardo do Campo (SP). As duas empresas assumiram, no último mês de setembro, a responsabilidade pelo manuseio e controle do estoque das embalagens na planta da empresa. Ao todo, 25 funcionários das parceiras operam dentro da indústria.
Antes de ocupar a instalação, os dois fornecedores investiram, juntos, R$ 500 mil em reformas e adequação do prédio. Além de promover as mudanças, Brasilata e Prada terão no local um operador logístico para abastecer diariamente a linha de produção da Suvinil. Para o diretor da Divisão Química da Brasilata, José Maria Graça, o fato de o parceiro estar dentro da fábrica estreita o relacionamento com a marca ao mesmo tempo em que aumenta a segurança no fornecimento. Já o vice-presidente de Negócios da Prada, Enrique Mayo, destaca outro benefício: “Ao levar o estoque da Suvinil para dentro da planta, ganhamos espaço em nossa fábrica e com isso podemos otimizar também nosso processo de produção”, conta.
Operação
Antes desta decisão, o gerente de Logística da Suvinil/Basf, Luís Bueno, previa que a embalagem poderia se tornar um gargalo na cadeia logística da Suvinil. Isso porque, a companhia solicitava as latas de acordo com a previsão de produção e as mantinha estocadas por dois dias. Bueno explica o porquê da decisão de adotar a operação in house. “Trabalhamos com mais de 800 produtos acabados, incluindo uma gama variada de produtos e tamanhos de embalagens. Seria inviável para a Suvinil manter todas em estoque permanente”, diz.
Com a nova estrutura in house, o fornecimento de embalagem acompanha a ordem de produção, conforme o sistema just in time. Diariamente são estocadas apenas as embalagens que serão utilizadas no dia. Segundo o executivo, a estratégia diminuiu os custos e proporcionou um ganho de espaço de mil metros quadrados, pois os parceiros estão instalados em um prédio próximo, de 4.000 metros quadrados, que estava desativado. Ele ressalta outro aspecto. “Com a nova parceria, conseguiremos otimizar a cadeia de suprimentos e torná-la mais segura a custos mais baixos. Graças à agilidade que conquistamos, temos agora condições de acompanhar a demanda do mercado”, afirma.