DHL será responsável pela gestão logística da montadora
Para reduzir o tempo de distribuição de peças de reposição e o nível de estoque das concessionárias, a Scania inaugurou ontem, em Anápolis (GO), um centro de distribuição regional. Em uma área dedicada de 800 m2 localizada dentro do centro logístico da operadora DHL Exel, que ficará responsável pelas operações de armazenagem e transporte, o novo armazém atenderá às concessionárias Scania localizadas nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia, além do Distrito Federal. O Estado de Mato Grosso do Sul continuará a ser atendido pelo armazém central localizado na fábrica da montadora, em São Bernardo do Campo (SP).
“Com a expansão agrícola no Centro-Oeste, aumentou a demanda de clientes e decidimos montar um CD na região”, explica Christopher Podgorski, diretor-geral da Unidade de Vendas e Serviços da Scania Brasil. A cidade de Anápolis está localizada a 54 km da capital goiana e a 140 km de Brasília. Segundo levantamento da montadora, a região conta com uma frota residente estimada em 12 mil caminhões e ônibus com até dez anos de idade, e este será o principal segmento a ser beneficiado com o novo CD. “Atenderemos também aos veículos que passam pela região, principalmente na época de safra, quando a frota circulante chega a ser o dobro da residente”, completa Jorge Vittar, gerente-executivo de Logística da Scania América Latina.
“Nosso objetivo é reduzir em até 50% o tempo de entrega das peças em toda a região, melhorando a disponibilidade do concessionário e, por conseqüência, o atendimento ao cliente”, explica Vittar. Para as concessionárias de Rondônia, por exemplo, a redução de tempo de entrega das peças será de dez para cinco dias.
O CD de Anápolis tem capacidade para armazenagem de 3.500 SKUs (em um valor estimado de R$ 1,5 milhão) e conta com 500 posições-palete. “A previsão de movimentação é de três mil linhas de entradas e quatro mil linhas de saídas por mês, estimada com base na média dos números de 2005 na região”, afirma Vinicius de Moraes Pires, gerente de Operações do Setor Automotivo da DHL Exel. Para a movimentação do estoque, foram compradas quatro paleteiras e uma empilhadeira, todas fabricadas pela Still. As empresas não divulgaram os valores do contrato, que é renovável a cada ano.
O primeiro CD regional da Scania no País foi aberto em março de 2004 na cidade de Recife. Em um espaço dedicado de 600 m2 dentro de uma área do operador logístico Rapidão Cometa, são estocados cerca de três mil itens. O próximo passo da montadora, segundo Podgorski, é a abertura de um CD na Região Sul do País, mas o projeto ainda está em estudos.
Leia mais sobre o centro logístico da DHL em Anápolis em www.tecnologistica.com.br/site/5,1,16,9450.asp