A ABC da Construção, rede especializada em acabamentos para construção, investiu R$ 50 milhões e concluiu a ampliação de centro de distribuição (CD) instalado na cidade de Juiz de Fora (MG).
A estrutura, agora, conta com 80 mil m² de área total, sendo 44 mil m² de área de armazenagem com capacidade para estocar 20 mil produtos. O CD atende as demandas relacionadas com o plano de expansão da ABC, que é dobrar o número de unidades, ultrapassando a marca de 400 franqueadas em 2022. Para o funcionamento do local, a empresa conta com 300 profissionais diretos das áreas de logística e operacional.
“A reforma do nosso principal centro de distribuição está alinhada à meta de chegarmos a 400 franqueadas neste ano e a mil lojas até 2024. Esse ambicioso plano de expansão também engloba estratégias de marketing bem estruturadas para fortalecer e posicionar cada vez mais a marca como uma empresa diferente no segmento, além do patrocínio a importantes clubes de futebol, como Flamengo, Atlético Mineiro e São Paulo. Com todas essas ações, nosso objetivo é alcançar um faturamento anual de R$ 5 bilhões”, diz o CEO da ABC da Construção, Tiago Moura Mendonça.
Sustentabilidade
A ABC informa que adotou preceitos sustentáveis na logística proprietária do centro de distribuição, como a emissão em menor escala de dióxido de carbono (CO2), por meio do uso de tuk tuks elétricos para entregas, além da utilização de energia solar e a reciclagem de 100% dos materiais descartados no momento da separação e da entrega de mercadorias.
“Começamos um projeto piloto com veículos elétricos para distribuição de material fracionado, que são pequenos e mais leves. Ficamos tão satisfeitos com a experiência que pretendemos colocar um tuk tuk para cada cidade onde tivermos uma franquia. Em 2022, vamos investir R$ 5 milhões em tecnologia e treinamento para nos tornarmos cada vez mais eficientes em sustentabilidade”, revela Mendonça.
Além do CD em Juiz de Fora, a companhia opera outros nove estruturas, instaladas pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sem revelar detalhes, a empresa divulga que a meta é expandir o número de CDs nos próximos anos.