Está em andamento na cidade de Hortolândia, interior paulista, a construção do Condomínio Logístico Multimodal. O projeto pretende reunir, em um terreno de 250 mil m2, empresas de armazenagem, transporte, distribuição, armazéns gerais, centros de distribuição, depósitos de equipamentos e outras de qualquer ramo vinculado à logística. Cada imóvel é construído sob medida, de acordo com as especificações de cada cliente. Todas as construções serão para locação, com opção de compra do terreno por parte do cliente.
O condomínio será servido de malha ferroviária, por meio de um desvio de 800 metros de extensão que está sendo construído, ligando o terminal ferroviário às malhas da Brasil Ferrovias e da MRS. Até o momento, já estão prontos 300 metros de trilhos e os outros 500 metros estão previstos para janeiro de 2006.
O local oferecerá infra-estrutura completa de energia, rede de água e esgoto, segurança 24 horas, restaurante, agência bancária e outros serviços em fase de estudo. A Açoservice, empresa do ramo siderúrgico, é o primeiro cliente instalado no condomínio logístico multimodal.
No terminal ferroviário, haverá área para posicionamento de contêineres, transbordo de cargas, armazenamento de contêineres, consolidação de cargas, cabotagem de abastecimento e Redex (exportação).
O condomínio operará com o certificado de OTM (Operador de Transporte Multimodal), concedido pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). O local possui ainda fácil acesso às rodovias Anhangüera e Bandeirantes, e fica próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas.
As empresas que se instalarem no local poderão contar com o PROEMPH (Programa Municipal de Incentivo Empresarial de Hortolândia), que concede estímulos e cria facilidades para instalação, ampliação e relocalização de indústrias, oferecendo incentivos fiscais.