A consultoria em supply chain, logística e engenharia industrial Connexxion Brasil firmou um acordo com a Dafiti, e-commerce de moda, para auxiliar a loja online na implantação de seu centro de distribuição (CD) em Extrema (MG). O negócio envolveu a definição da tecnologia para a operação do cliente e o acompanhamento da concepção do CD e da importação e montagem dos equipamentos de automação.
O projeto foi desenvolvido em duas fases – definição das soluções de automação e de armazém e o acompanhamento de todas as frentes de trabalho de implantação do centro.
Na primeira fase, a Connexxion auxiliou a Dafiti na escolha entre três integradores de tecnologia de transporte e armazenagem com uma metodologia de aderência de cada solução apresentada à realidade operacional do cliente. Na segunda fase, o foco projeto foi na gestão de nove frentes de trabalho, utilizando ferramentas do PMBOK e de Gestão Ágil para garantir fluidez no fluxo de informações e velocidade na tomada de decisão.
O novo centro de distribuição tem área de piso de 54 mil m² e capacidade inicial de 6,5 milhões de unidades, com possibilidade de expansão para até 84 mil m² e 14 milhões de unidades. Segundo a Connexxion, a automação empregada possibilitará à Dafiti crescer sua capacidade de armazenagem e expedição sem necessidade de CD maior, atendendo a demanda projetada para os próximos anos por meio de investimentos modulares na própria automação instalada.
Desafios e resultados
De acordo com as empresas, o projeto enfrentou três grandes desafios. O primeiro foi o acompanhamento das entregas da obra civil e da importação dos equipamentos de automação importados. Muitas variáveis impactavam diretamente no prazo de entrega de cada linha do cronograma e diversas reuniões multiáreas foram realizadas para realinhamento de prioridades e de expectativas de datas de entrega.
Outro grande fator de controle foi o orçamento do projeto, já que uma grande porcentagem do capital empregado estava atrelada ao dólar, que sofreu enormes variações no decorrer do projeto. A equipe de projeto precisava buscar soluções mais baratas, com a mesma eficiência, para balancear parte da variação do câmbio do período.
E, por fim, ao final da montagem dos equipamentos de automação e início dos testes integrados, a pandemia do coronavírus impossibilitou a vinda dos técnicos para o Brasil, forçando uma nova reorganização nessa frente crucial do projeto sem grande impacto na data do go-live.
A data de go-live e o orçamento não sofreram impactos em relação ao plano acordado com a Dafiti. A Connexxion diz que os benefícios que o novo CD e a nova automação possibilitarão para a Dafiti poderão ser sentidos já nas entregas de Black Friday deste ano – é esperado um aumento significativo na produtividade de picking, alinhada ao já percebido ganho em área de armazenagem.