Foi inaugurado no mês de maio, em Curitiba (PR), o primeiro centro logístico da Coopercarga na região Sul. O centro, o maior da empresa até agora, irá funcionar tanto para logística interna quanto como corredor de exportação, pois está próximo aos portos de Paranaguá e Antonina (PR) e Itajaí (SC). O centro logístico atenderá principalmente os clientes instalados no Paraná e em Santa Catarina, pela facilidade geográfica.
A Coopercarga conta também com centros logísticos em outras três cidades brasileiras: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS); além de um terminal de contêineres em Itajaí. Segundo Eduardo Allemand, gerente do Centro Logístico Coopercarga (CLC), o diferencial da nova unidade é a possibilidade de oferecer um serviço de logística integrada, que engloba transferência, armazenagem e distribuição de mercadorias. Outra vantagem seria a localização privilegiada, próxima a três portos.
Outro diferencial é a capacidade do novo centro de atender ao segmento de frigorificados, pois conta com câmaras resfriadas e equipamento adequado e específico para este tipo de operação. Grande parte da estrutura do centro logístico para a exportação é voltada para cargas conteinerizadas de produtos congelados. São 7.500 posições-palete: 4.400 para produtos secos, 2.200 para refrigerados e 900 posições para produtos congelados, tudo compartimentado em câmaras separadas.
Os serviços de recebimento, armazenagem, picking, kitting, expedição e cross-docking são controlados pelo WMS (Warehouse Management System) da Store, o WMAS. Além disso, um sistema informatizado permite ao cliente visualizar pela internet toda a operação, em que estágio do processo o produto se encontra e indicadores de desempenho.
O centro de distribuição da Coopercarga em Curitiba tem 32,7 mil m2 de área total e 10 mil m2 de área construída, e consumiu investimentos de R$ 15 milhões. A expectativa é movimentar, até setembro ou outubro, 10.000 toneladas de cargas por mês. "A expectativa é que o centro logístico em Curitiba seja uma referência em logística integrada para a Coopercarga", comenta Allemand.