A Mopar, marca de acessórios, peças e serviços do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), inaugurou ontem, dia 13 de julho, seu novo centro de distribuição de peças localizado na cidade de Hortolândia (SP). A empresa investiu cerca de R$ 15 milhões no empreendimento, que possui capacidade para lidar com 2 milhões de peças mensalmente.
O novo CD faz parte da estratégia da marca de expandir sua presença no território nacional e está situado em uma área de 42 mil m². Ele abastecerá mais de 400 concessionárias Fiat, Jeep e Chrysler em oito estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. As peças têm como origem os Estados Unidos, a Europa e a cidade de Betim (MG), onde a Fiat Automóveis possui uma fábrica.
Hortolândia foi escolhida pela Mopar devido à proximidade com as principais rotas rodoviárias do país, além das conexões facilitadas com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e o Porto de Santos (SP). “Do ponto de vista logístico, seremos mais eficazes. Em um raio de mil quilômetros iremos efetuar as entregas em 24 horas. Teremos uma redução do tempo médio das entregas em 34% para as concessionárias”, explica Francesco Abbruzzessi, diretor da Mopar para a América Latina.
O CD de peças da Mopar, que vai gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos, com mão de obra local, faz parte de uma estrutura de mais de 50 unidades semelhantes da empresa em todo o mundo. A Mopar oferece mais de 500 mil peças e acessórios para os mais de 70 milhões de veículos atendidos globalmente.
O empreendimento inicia suas operações com a metodologia World Class Logistics (WCL) implementada. Composta por 20 pilares, ela é usada globalmente pela Mopar para aprimorar a qualidade dos serviços, reduzindo perdas e desperdícios e garantindo mais segurança. Além disso, o novo CD utiliza um conceito chamado HomeBase, que visa maior produtividade operacional nas atividades de separação, embalagem e expedição.