O Teconvi – Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (SC) encaminhou hoje, dia 8 de abril, um dossiê ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, a respeito da liberação da Área B.
Pronta desde setembro do ano passado, a área tem 18 mil m2 e se destina à armazenagem de contêineres. Quando entrar em operação, irá representar aumento de 40% na capacidade de armazenagem do porto de Itajaí.
O contato com o ministro foi feito pela manhã, quando Furlan visitou aquele Porto. Na ocasião, ele se colocou à disposição para auxiliar o Teconvi e, conseqüentemente, o sistema portuário, nos trâmites que envolvem a Área B junto à Marinha do Brasil. Atualmente, o porto de Itajaí enfrenta problemas de falta de espaço para armazenagem de contêineres e a Área B ainda não foi liberada para utilização por entraves burocráticos entre a Marinha e a Autoridade Portuária.
Segundo o superintendente do Teconvi, Cláudio Fernando Daudt, o ministro Furlan irá entregar o documento pessoalmente ao comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Roberto de Guimarães Carvalho.
Uma das atribuições do ministério de Furlan junto à Casa Civil, é dar andamento à Agenda Portos, eliminando os gargalos de operações hoje existentes nos principais portos brasileiros e tronando-os mais produtivos.